segunda-feira, 23 de junho de 2008

CASAMENTO DE TOBIAS (7,1-14).

CASAMENTO DE TOBIAS. Ao entrarem em Ecbátama, Tobias disse: "Azarias, meu irmão, leva-me direto à casa do nosso irmão Raguel". O anjo o levou à casa de Raguel. Eles depararam com ele sentado diante da porta do pátio e o saudaram por primeiro. Ele disse-lhes: "Eu vos saúdo cordialmente, irmãos, sois bem- vindos", e os fez entrar em sua casa. Ele disse à sua mulher Edna: "Como este jovem é parecido com meu irmão 'Tobit'! Edna os interrogou e lhes disse: "Donde sois, irmãos?" Disseram-lhe: "Dos filhos de Neftali deportados em Nínive. Ela lhes disse: "Conheceis nosso irmão Tobit?" Eles disseram: "Sim, conhecemos". Ela disse-lhes: "Como vai ele?" Eles disseram: "Vai bem, está vivo". E Tobias acrescentou: "É meu pai". Raguel ergueu-se num salto, beijou-o ternamente e pôs a chorar. Depois falou e lhe disse: "Bendito sejas, meu filho! Tens um excelente pai. Que grande desgraça ter ficado cego um homem tão justo, que dava tantas esmolas!" E lançando-se ao pescoço do seu irmão Tobias, pôs-se a chorar. Da mesma forma sua mulher Edna chorou sobre Tobias, e a filha deles, Sara, também se pôs a chorar. A seguir, ele matou um carneiro do rebanho e os acolheu calorosamente.
Depois de se terem lavado e banhado, quando se puseram à mesa, Tobias disse a Rafael: "Azarias, meu irmão, pede a Raguel que me dê minha irmã Sara". Raguel ouviu suas palavras e disse ao jovem: "Come, bebe e aproveita a noite, pois a ninguém senão a ti, meu irmão, toca desposar minha filha Sara, e eu mesmo não tenho o poder de dá-la a outro que não sejas tu, já que és o meu parente mais próximo. Contudo, meu filho, vou dizer-te toda a verdade. Eu já a dei a sete homens dos nossos irmãos, e todos morreram na noite em que se aproximavam dela. Agora porém, meu filho, come e bebe, e o Senhor intervirá em vosso favor". Mas Tobias disse: "Eu não comerei nem beberei nada aqui, enquanto não tiveres resolvido este assunto". Raguel disse-lhe: "Pois então, vou fazê-lo! Já que ela te é concedida de acordo com o Livro de Moisés, quem decide que ela seja tua é o céu. Recebe pois a tua irmã. A partir de agora, és o seu irmão e ela sua irmã. Ela te é desde a partir de hoje e para sempre. O Senhor do céu há de fazer com que passeis bem esta noite, meu filho. Que ele vos manifeste a sua misericórdia e sua paz!" Então Raguel chamou a filha Sara e esta veio a ter com ele. Tomando-a pela mão entregou-a a Tobias dizendo: "Recebe-a conforme a Lei e a decisão consignada no livro de Moisés; que te concedem para esposa. Toma-a e leva-a sem empecilhos para a casa de teu pai. Que o Deus do céu vos conduza em paz!" A seguir chamou a mãe de Sara e disse-lhe que trouxesse o necessário para escrever. Redigiu a ata do contrato de casamento, onde constava que ele lha dava como esposa de acordo com a decisão da Lei de Moisés. Só então começaram a comer e beber.
scm/.-

domingo, 15 de junho de 2008

O CASAMENTO (6,14-19).

ENTÃO TOBIAS RESPONDEU A RAFAEL: "Azarias, meu irmão ouvi dizer que ela já foi dada sete vezes em casamento e todos os seus maridos morreram no quarto de núpcias: na noite em que se aproximavam dela, morriam. Ouvi alguns dizerem que era um demônio que os matava, por isso tenho medo. Ele não faz mal a ela, porém apenas alguém quer aproximar-se dela, mata-o. Eu sou filho único de meu pai. Se viesse a morrer, faria descer à sepultura a vida de meu pai e minha mãe, cheios de dor por minha causa. E eles não tem outro filho que os sepulte". Disse-lhe Rafael: "Será que esqueceste as instruções do teu pai, como ele te mandou tomasses mulher da casa do teu pai? Eia, escuta-me, irmão, não te inquietes por causa deste demônio e casa com ela. Aliás, eu sei que esta noite mesmo ela te será dada como esposa. Mas quando houveres entrado no quarto de núpcias, lança mão de um pedaço do fígado do peixe, bem como do coração, e coloca-os sobre a brasa do defumador. O cheiro espalhar-se-á, o demônio o sentirá, fugirá e nunca mais tornará a ser visto à volta dela. Quando estiveres a ponto de te unires com ela, antes levantai-vos ambos, orai e suplicai ao Senhor do céu que vos conceda misericórdia e salvação. Não temas, pois foi para ti que ela foi destinada desde sempre e és tu que a deves salvar. Ela te seguirá e eu te afianço que terás dela filhos que serão para ti como irmãos. Não te preocupes".
Quando Tobias ouviu as palavras de Rafael e soube que ela era uma irmã para ele, da linhagem e da casa de seu pai, amou-a apaixonadamente e o seu coração apegou-se a ela.
scm/.-