quarta-feira, 30 de julho de 2008

"TOBIAS A CAMINHO DA VOLTA"

TOBIAS A CAMINHO DA VOLTA (Tb 10,8-14). Tendo passado os quatorze dias das bodas que Raguel jurara celebrar para sua filha; Tobias veio dizer-lhe: "Deixa-me partir, pois estou certo de que meu pai e minha mãe já não tem mais esperança de me tornar a ver. Por isso eu te peço, pai, deixa-me partir e voltar para a casa do meu pai; eu já te expliquei a situação em que o deixei". Raguel, porém, disse a Tobias: "Fica, meu filho, fica comigo, Vou mandar mensageiros ao teu pai Tobit e eles lhe darão notícias tuas". Tobias disse-lhe: "Não, de modo algum. Rogo-te que me deixes voltar para a casa do meu pai". Logo Raguel entregou-lhe Sara, sua esposa, bem como a metade de todos os seus bens: servos e servas, bois e ovelhas, asnos e camelos, roupas, dinheiro e objetos vários. Ele os deixou partir muito felizes. Saudou Tobias nesses termos: "Passa bem meu filho, e boa viagem! Que o Senhor do céu vos guie, a ti e à tua mulher Sara, e que eu possa ver vossos filhos antes de morrer!" À filha Sara, disse: "Vai para a casa do teu sogro, pois doravante são teus pais como os que te deram a vida. Vai em paz, filha, e que eu possa ouvir falar bem de ti enquanto viver!" A seguir, saudou-os e deixou-os partir. Edna, por sua vez, disse a Tobias: "Filho e irmão caríssimo, que o Senhor te traga de volta, e que eu possa viver o bastante para teus filhos e os da minha filha Sara antes de morrer! Na presença do Senhor, eu confio minha filha à tua guarda. Não a magoes dia algum da tua vida. Meu filho, vai em paz! Doravante eu sou tua mãe e Sara é tua irmã. Seja-nos dada uma igual felicidade todos os dias da nossa vida!" Depois ela os beijou a ambos e os deixou partir cheios de felicidade. Desta sorte Tobias partiu da casa de Raguel feliz e alegre; bendizendo o Senhor do céu e da terra, o Rei do universo, por ter dado tão bom êxito à sua viagem. Raguel disse-lhes: "Possa ter a felicidade de honrar teus pais todos os dias de sua vida!" (Tb 10,8-14).
scm/.-

segunda-feira, 21 de julho de 2008

"A espera de Ana e Tobit" - (Tb 10,1-7).

A ESPERA DE ANA E TOBIT (Tb 10,1-7). Entrementes, dia após dia, Tobit fazia a conta dos dias necessários para a ida e a volta. Todos os dias se esgotaram, e seu filho não chegou. Ele disse de si para si: "Será que ele ficou retido por lá? Talvez Gabael tenha morrido e não haja ninguém para lhe entregar o dinheiro". E começou a inquietar-se. Sua mulher Ana dizia: "Meu filho pereceu, já não está mais entre os vivos". Ela começou a chorar e lamentar-se por causa do filho, dizendo: "Ai de mim, meu filho: eu te deixei partir, tu, a luz de meus olhos!" E Tobit dizia-lhe: "Cala-te, não te preocupes, minha irmã, ele está bem; decerto foi um contratempo que tiveram por lá, pois quem o acompanha é um homem de confiança, um dos nossos irmãos. Não te atormentes por causa dele, minha irmã, em breve ele estará aqui". Mas ela respondeu-lhe: "Não me digas mais nada, deixa de mentir-me: o meu filho pereceu!" E todos os dias ela se apressava em sair para observar o caminho por onde o filho partira, pois não confiava em ninguém. Depois do pôr-do-sol, voltava para lamentar-se e chorar a noite inteira sem conciliar o sono.
scm/.-

sábado, 12 de julho de 2008

RESGATE DO DEPÓSITO (Tb 9).

RESGATE DO DEPÓSITO. Então Tobias chamou Rafael e disse-lhe: "Azarias, meu irmão, leva contigo quatro servos e dois camelos; vai a Rages, à casa de Gabael, dá-lhe o comprovante do depósito e resgata o dinheiro, a seguir traze Gabael contigo para as bodas. Bem sabes que meu pai não cessa de contar os dias. Caso eu me atarde um só dia, causar-lhe-ia grande pesar. Por outro lado, vês o que Raguel jurou: eu não posso menosprezar o seu juramento". Rafael partiu com os quatro servos e os dois camelos para Rages da Média, e pernoitaram na casa de Gabael. Ele lhe entregou o comprovante e comunicou que Tobias, filho de Tobit, tomara mulher e o convidava para as bodas. Sem detença, Gabael contou-lhe os sacos, munidos dos respectivos selos e eles os carregaram. Depois partiram juntos, de manhã cedinho, e foram às bodas. Entraram em casa de Raguel e encontraram Tobias à mesa. Este levantou-se num salto e saudou Gabael, que se pôs a chorar e o abençoou nos seguintes termos: "Filho excelente de um homem excelente, justo e caridoso! Que o Senhor te conceda a bênção do Céu, a ti, à tua esposa, ao pai e a irmã de tua esposa! Bendito seja Deus, pois foi meu primo Tobit em pessoa que eu vi".
scm/.-

quarta-feira, 9 de julho de 2008

FESTIM DAS BODAS (8,19-21).

O FESTIM DAS BODAS. Raguel disse à sua mulher que fizesse pão em abundância, depois, indo ao rebanho, trouxe dois bois e quatro carneiros e mandou que os preparassem. E começaram os preparativos. Ele chamou Tobias e declarou-lhe: "Durante quatorze dias não te moverás daqui, mas ficarás comendo e bebendo em minha casa e devolverás a alegria ao coração da minha filha, que ainda está magoada com seus infortúnios. Toma desde já a metade de todos os meus bens, e voltarás sem estorvo para junto de teu pai. A outra metade será vossa quando minha mulher e eu tivermos morrido. Coragem, filho, eu sou teu pai e Edna é tua mãe. Nós estamos junto de ti e da tua irmã, desde agora e para sempre. Coragem filho!"
scm/.-

domingo, 6 de julho de 2008

RAGUEL REUNIU OS EMPREGADOS...(Tb 8,10-19).

ORA, RAGUEL LEVANTOU-SE E REUNIU OS EMPREGADOS. Eles saíram para cavar uma sepultura. De fato, Raguel pensara: "Pode ser que ele morra; não seríamos então objeto de zombaria e insulto?" Tendo eles acabado de cavar a sepultura, Raguel voltou para casa e chamou sua mulher. Disse-lhe: "Manda uma das criadas ao quarto para ver se está vivo; assim, se estiver morto, poderemos enterrá-lo sem que ninguém saiba de nada". Eles avisaram a criada, acenderam a lâmpada e abriram a porta: ela entrou e os encontrou a dormir juntos um sono profundo. Ela voltou para avisá-los: "Ele está vivo, tudo vai bem". Então eles bendisseram ao Deus do céu, dizendo:
"Bendito sejas, ó Deus, com toda a bênção pura!
Bendigam-te por todos os séculos!
Bendito sejas por me teres cumulado de alegria!
Pois não sucedeu o que eu imaginava,
mas trataste-nos segundo a tua grande misericórdia.
Bendito sejas por ter usado de piedade com dois filhos únicos!
Manifesta-lhes, Senhor, a tua misericórdia e tua salvação
e faze que sua vida decorra na alegria e na graça".
E ele ordenou aos empregados que enchessem a cova antes do nascer do dia.


scm/.-

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A NOITE DE NÚPCIAS (7,15-8,1-10).

A NOITE DE NÚPCIAS. Raguel chamou a esposa Edna e disse-lhe: "Irmã, prepara o outro quarto e conduze Sara para lá". Ela foi preparar uma cama no quarto, como lhe dissera. Levou para lá a filha e pôs-se a chorar sobre a sorte dela, depois enxugou as lágrimas e disse-lhe: "Coragem filha que o Senhor do céu mude a tua aflição em alegria, coragem, filha". E saiu.
TENDO ACABADO DE COMER E BEBER, quiseram deitar-se. Levaram o jovem e fizeram-no entrar no quarto. Tobias lembrou-se das palavras de Rafael: tirou da bolsa o fígado e o coração do peixe e colocou-os sobre a brasa do defumador. O cheiro do peixe manteve à distância o demônio, que fugiu pelos ares até as regiões do Egipto. Rafael foi até lá, algemou-o e acorrentou-o de imediato. Em seguida deixaram Tobias e fecharam a porta do quarto. Ele se levantou da cama e disse a Sara: "Levanta-te, irmã, oremos e supliquemos a nosso Senhor que nos manifeste sua misericórdia e sua salvação". Ela se levantou e puseram-se a rezar e suplicar para que lhes fosse concedida a salvação. E ele pôs-se a dizer:
"Bendito sejas, Deus de nossos pais!
Bendito seja o teu nome em todas as gerações vindouras!
Bendigam-te os céus e toda a tua criação por todos os séculos!
Foste tu que fizeste Adão,
foste tu que fizeste para ele auxiliar e amparo, sua mulher Eva,
e de ambos nasceu a linhagem humana.
Foste tu que disseste:
Não é bom para o homem ficar só,
façamos-lhe uma mulher semelhante a ele.
Agora, pois, não é um desejo ilegítimo que me faz desposar minha irmã que aqui está,
mas o cuidado com a verdade.
Ordena que haja misericórdia para com ela e comigo,
e que ambos cheguemos juntos à velhice".
A seguir, disseram a uma só voz:
"Amém, amém!" E deitaram naquela noite.

scm/.-