domingo, 31 de agosto de 2008

"APÓS O RETORNO, A CURA, A ALEGRIA".

TOBIT, ALEGRE E BENDIZENDO DEUS, saiu ao encontro da nora, rumo à porta de Nínive. Quando a gente de Nínive o viu caminhar e circular totalmente são, sem que ninguém o guiasse, ficaram maravilhados. Tobit proclamava diante deles que Deus se compadecera dele e abrira seus olhos. Chegou junto de Sara, esposa de seu filho Tobias, e abençoou-a nesses termos:
"Sê bem-vinda, minha filha!
Bendito seja o teu Deus que te trouxe à nossa casa, minha filha!
Bendito seja o teu pai!
Bendito seja o meu filho Tobias e bendita sejas tu, minha filha!
Entra em tua casa, sê bem-vinda, bênção e alegria para ti, entra, filha!"
Naquele dia, houve alegria entre todos os judeus de Nínive. Aicar e Nadan, sobrinhos de Tobias, também vieram à casa deles, cheios de alegria.
(Tb 11,16-19)
scm/.-


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

11. "A CURA DE TOBIT"

Tb 11,1-15
A CURA DE TOBIT. Como se aproximassem de Kaserin, defronte de Nínive, Rafael disse: "Sabes a situação em que deixamos o teu pai. Tomemos a dianteira à tua mulher, a fim de preparar a casa enquanto os demais chegam". Ambos partiram juntos -- Rafael disse a Tobias: "Mantém o fel ao alcance da mão". -- O cão seguia atrás deles. Ora Ana estava sentada, a observar o caminho por onde viria o seu filho. Ela percebeu que ele vinha e disse a seu pai: "Eis que teu filho está chegando com o homem que o acompanhou". Rafael disse a Tobias, antes que estivesse junto do pai: "Eu sei que seus olhos se abrirão. Aplica-lhe sobre os olhos o fel do peixe: o remédio fará os leucomas de seus olhos gretarem e escamarem-se; então o seu pai recobrará a vista e verá a luz".
Ana correu a lançar-se no pescoço do filho e disse-lhe: "Torno a ver-te, meu filho, doravante posso morrer!" E pôs-se a chorar. Tobit levantou-se e, tropeçando, saiu pela porta do pátio. Tobias caminhou ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe, souprou-lhe nos olhos e disse, segurando-o firme: "Coragem, pai!" Aplicou-lhe o remédio e o sustentou. Depois com ambas as mãos, fez com que se escamassem os leucomas nos cantos de seus olhos. Então Tobit lançou-se-lhe ao pescoço e pôs-se a chorar, dizendo: "Vejo-te novamente, meu filho, luz de meus olhos!" E disse:
"Bendito seja Deus!
Bendito seja seu grande Nome!
Benditos sejam todos os seus santos anjos!
Que seu grande Nome esteja sobre nós!
Benditos sejam todos os anjos por todos os séculos!
Pois o Senhor me ferira, e eis que vejo o meu filho Tobias".
Tobias entrou, alegre e bendizendo a Deus em alta voz. Ele explicou ao pai que sua viagem tivera pleno êxito, que trazia o dinheiro de volta e como tomara por esposa a filha de Raguel, Sara; e acrescentou: "Eis que ela está chegando, está partindo da porta de Nínive".
(Tb 11,1-15).















scm/.-