segunda-feira, 28 de abril de 2008

TESTAMENTO DE TOBIAS (4,1-11)

TESTAMENTO DE TOBIAS. Naquele dia, Tobias lembrou-se do dinheiro que depositara em casa de Gabael, em Rages da Média e disse consigo mesmo: "Eis que eu pedi a morte; seria bom chamar o meu filho Tobias para revelar-lhe a existência desse dinheiro antes de morrer". Chamou o filho Tobias, que acudiu, e ele lhe disse:
"Sepulta-me como convém. Honra a tua mãe. Não a abandones dia algum de sua vida. Fazê tudo o que lhe agrada. Não contristes em nada em seu espírito. Lembra-te meu filho, de todos os perigos a que ela se expôs por sua causa quando estavas em seu seio. E, quando ela falecer, sepulta-a junto a mim na mesma sepultura.
Ao longo de todos os teus dias, filho, recorda-te do Senhor, não consintas em pecar, nem em transgredir os seus mandamentos. Exerce obras de justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da injustiça, pois aqueles que praticam a verdade serão bem sucedidos em seus empreendimentos. A todos os que praticam a justiça dá esmola dos teus bens. Não haja desgosto em teu olhar quando deres esmola. Nunca desvies o rosto de um pobre, e o nosso Deus não se desviará de ti. Dá esmola de acordo com o que tens, conforme a importância dos teus bens. Se tiveres pouco, não receies de dar esmola segundo o que tens: é tesouro valioso que acumularás para os dias de infortúnio, porque a esmola livra da morte e impede que se vá para as trevas; de fato é para todos os que a dão, uma oferenda valiosa aos olhos do Altíssimo.
scm/.-

terça-feira, 22 de abril de 2008

TOBIT NA PROVAÇÃO (2,1-...)

A PROVAÇÃO DE TOBIT. Sob o reinado de Asaradon, voltei para casa, e minha mulher Ana e meu filho Tobias foram-me restituídos. Na nossa festa de Pentecostes, ou seja a santa festa das Semanas, prepararam-me um bom jantar, trouxeram-me a refeição, trouxeram-me pratos finos em abundância, e então eu disse ao meu filho Tobias: "Vai meu filho, vê se encontras entre nossos irmãos deportados em Nínive algum pobre do Senhor de todo o coração, traze-o para que participe da minha refeição, por isso vou esperar, meu filho, até que voltes". Tobias partiu à procura um pobre entre nossos irmãos, mas voltou dizendo: "Pai!" Eu lhe disse: "Que há meu filho?" Ele me respondeu: "Pai, há alguém da nossa nação que foi assassinado, atiraram-no à praça pública, e ele ainda está lá, estrangulado". Eu me precipitei, deixando o meu jantar intocado, para recolher o homem da praça, e guardei-o numa das dependências aguardando o pôr- do-sol para sepultá-lo. Voltando à casa, tomei um banho e comi o meu pão no luto, lembrando-me da palavra do profeta Amós, profecia contra Betel:
Vossas festas se mudarão em luto e todos os vossos caminhos em lamento.
E pus-me a chorar. Depois quando o sol se pôs, saí, cavei uma fossa e enterrei-o. Os meus vizinhos zombavam dizendo: "Ele já não tem medo! Já o procuraram para matá-lo por causa desse tipo de ocupação, ele fugiu, e ei-lo de novo a enterrar os mortos".
Naquela noite, tomei um banho, saí ao pátio da minha casa e deitei-me junto ao muro do pátio, de rosto descoberto por causa do calor. Eu não sabia que havia pardais no muro, por cima de mim; seu excremento me caiu nos olhos, ainda quente, e provocou leucomas. Embora eu me fizesse tratar pelos médicos, quanto mais unguentos estes me aplicavam, tanto mais cegavam os meus olhos por causa dos leucomas e acabei ficando totalmente cego. Permaneci sem visão durante quatro anos. Todos os meus irmãos estavam consternados a meu respeito, e Aicar proveu às minhas necessidades durante dois anos, antes da sua partida para Elimaida.
Nesta ocasião, minha mulher assumiu trabalhos femininos; ela os entregava aos seus patrões, e estes pagavam-lhe o salário. Ora, a sete do mês de distros, ela concluiu uma peça e a entregou a seus patrões. que lhe deram a paga e a gratificaram com um cabrito para a refeição. Ao aproximar-se de mim, o cabrito pôs-se a balir; chamei minha mulher e disse-lhe: "Donde vem este cabrito? E se tiver sido roubado? Devolve-o aos donos! Nós não temos o direito de comer nada roubado". Ela me disse: "Ora, é um presente que me deram, além do que me deviam!" Contudo eu continuava a não acreditar nela e a dizer-lhe que o devolvesse aos donos. E por causa dele, indignei-me contra ela. Então, ela me explicou: "Onde é que estão as tuas esmolas? Onde é que estão as tuas boas obras? Tudo o que está te acontecendo não deixa dúvida alguma".
scm/.-

sábado, 19 de abril de 2008

ORAÇÃO DE SARA (3,11-...)

ORAÇÃO DE SARA. Na mesma hora, ela estendeu as mãos para o lado da janela e pronunciou esta oração:
"Bendito sejas, ó Deus compassivo!
Bendito seja o teu nome pelos séculos!
Que todas as tuas obras te bendigam para sempre!
Agora é para ti que eu ergo o rosto
e volto o meu olhar.
Faze com que eu seja libertada desta terra
e nunca mais eu ouça que me insultam.
Bem sabes, Senhor, que permaneci pura de
qualquer ato impuro com um homem.
Nunca aviltei o meu nome nem o nome de
meu pai,
ele não tem outro filho para ser seu herdeiro;
tampouco tem irmão junto de si, nem
parente para o qual deva eu reservar-me
como esposa.
Já perdi sete maridos:
por que haveria de viver ainda?
Mas, se não te aprouver fazer-me morrer,
sê Senhor, atento ao insulto que me fazem".
scm/.-

Fwd: ["PRÓ-LUZIR"] OS INFORTÚNIOS DE SARA (3,7-...)



---------- Forwarded message ----------
From: Sebastião <scdemedeiros@gmail.com>
Date: 18/04/2008 12:00
Subject: ["PRÓ-LUZIR"] OS INFORTÚNIOS DE SARA (3,7-...)
To: scdemedeiros@gmail.com

OS INFORTÚNIOS DE SARA. No mesmo dia, sucedeu que Sara, filha de Raguel de Ecbátana na Média, também ouviu que uma das servas do seu pai a insultava. O motivo era que ela fora dada em casamento sete vezes, e, em todas as vezes, Asmodeu, o demônio perverso, matara os seus maridos antes que se tivessem unido a ela, conforme a obrigação que se tem para com uma esposa. Disse-lhe pois a serva: "És tu que matas os teus maridos! Já são sete a quem foste dada e não usaste o nome de um só! Por que nos maltratas sob pretexto de que teus maridos morreram? Vai juntar-te a eles, e de ti nunca se veja nem filho nem filha!" Naquele dia, cheia de tristeza, ela se pôs a chorar e subiu ao aposento superior do pai na intenção de enforcar-se; mas pensando bem, ela disse de si para si: "Poderiam insultar o meu pai e dizer-lhe: "Tinhas apenas uma filha querida e ela se enforcou por causa de seus infortúnios!" Eu faria com que a velhice de meu pai descesse cheia de tristeza à morada dos mortos. Melhor farei não me enforcando, antes suplicarei ao Senhor que me faça morrer para não ouvir mais insultos por toda a vida".
scm/.-


--
Postado por Sebastião no "PRÓ-LUZIR" em 4/18/2008 11:40:00 AM

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ORAÇÃO DE TOBIT (3,1-...)

ORAÇÃO DE TOBIT. Cheio de grande tristeza, pus-me a gemer e chorar, depois comecei a orar com gemidos: "Tu és justo, Senhor, e justas são todas as tuas obras. Todos os teus caminhos são fidelidade e verdade / és tu quem julga o mundo. Então, Senhor, recorda-te de mim, considera e não me castigues por meus pecados / nem por minhas faltas, nem pelos que meus pais cometeram diante de ti. Eles desobedeceram aos teus mandamentos, / por isso nos entregaste à pilhagem, à deportação e à morte, destinados a sermos zombaria, escárnio, objecto de insulto de todas as nações entre as quais nos dispersaste. Sim, todos os teus juízos são verídicos, quando me tratas conforme os meus pecados e os dos meus pais, pois não observamos os teus mandamentos nem caminhamos na verdade diante de ti. E agora, trata-nos como te aprouver, ordena que o sopro me seja tirado, que eu seja libertado da face da terra para voltar a ser terra. Para mim morrer é melhor que viver, pois ouvi que me insultavam sem razão e sinto em mim uma tristeza imensa. Ordena, Senhor, que eu seja libertado desta desdita, deixa-me partir para a mansão eterna e não desvies o teu rosto de mim, Senhor. Sim, para mim morrer é melhor do que experimentar tal infortúnio por toda a vida / e ouvir que me insultam".
scm/.-

sábado, 12 de abril de 2008

PREPARATIVOS DA VIAGEM (5,1-...)

PREPARATIVOS DA VIAGEM. Então Tobias respondeu a seu pai Tobit: "Pai, farei tudo o que me ordenaste. Mas como poderei recuperar este dinheiro, se esse homem não me conhece, nem eu a ele? Que sinal dar-lhe para que me reconheça, confie em mim e que me entregue o dinheiro? Além disso, não conheço os caminhos para ir à Média!" Então Tobit respondeu ao filho Tobias: "Ele assinou uma cautela, e eu a endossei, dividi-a em duas partes, para que cada um nós ficasse com uma metade e deixei a dele junto com o dinheiro. E lá se vão vinte anos que eu deixei este dinheiro em depósito! Agora, meu filho, procura uma pessoa de confiança para que te acompanhe; nós lhe pagaremos um salário até que voltes. Vai pois retirar este dinheiro em casa de Gabriel".
Tobias foi a procura de ...

A CAPTURA DO PEIXE (6,1-15)


A CAPTURA DO PEIXE. O moço partiu, e com ele o anjo: também o cão partiu com ele e os acompanhou. Ambos puseram-se a caminho. Ao cair da primeira noite, acamparam à margem do Tigre. O rapaz desceu para lavar os pés no Tigre. Então um grande peixe saltou fora da água e quis engolir seu pé. O moço gritou. O anjo lhe disse: "Agarra-o e domina-o!" O moço apoderou-se do peixe e o puxou para terra. O anjo disse-lhe: "Abre-o, extrai-lhe o fel, o coração e o fígado, põe-nos à parte; depois joga fora as entranhas; de fato este fel, este coração e este fígado são muito úteis como remédios". O moço abriu o peixe, recolheu o fel, o coração e o fígado; a seguir assou o resto, que comeu, e pôs uma parte a salgar.
Ambos prosseguiram caminho juntos até as proximidades da Média. Então o moço fez ao anjo esta pergunta: "Azarias, meu irmão, que remédio existe no coração e no fígado do peixe e no seu fel?" Ele respondeu: "O coração e o fel do peixe, se fizeres subir a sua fumaça diante do homem ou da mulher que um demônio ou mau espírito atacam, toda a investida será afastada, ficar-se-á libertado para sempre. Quanto ao fel, unta com ele os olhos de quem tem leucomas, sopra sobre os leucomas, eles ficarão curados".

quarta-feira, 9 de abril de 2008

विदा पोदेरोसा दे तोबिअस. (१,३-२२)

एउ तोबिअस, सेगुई ओस कामिन्होस दा वेर्दादे ऐ प्रतिकुएई बोअस ओब्रस तोडोस ओस दिअस दे मिन्ह विदा; दी मुइतास एस्मोलास अ मूस इर्मोस ऐ अस पेस्सोअस दे मिन्ह नाकाओ विंडोस कोमिगो न देपोर्ताकाओ पारा अ तेर्रा दा अस्सिरिया, एम् निनिवे।
कुंदो एउ एस्तावा न मिन्ह रेगिओं, अ तेर्रा दे इसराइल, नो टेंपो दा मिन्ह जुवेंतुदे, तोडा अ त्रिबू दे नेफ्तली, मु अन्तेपस्सदो, अफास्तारा-से दा कैसा दे दाविद ऐ दे जेरुसलेम, सिददे एस्कोल्हिदा देंतरे तोदास अस त्रिबुस दे इसराइल पारा सेर्वी-लहे दे लोकल दे सक्रिफिचियो, अली ओंदे ओ तेम्प्लो, अ मोरादा दे देउस, फोर कांसग्रदो ऐ कोन्स्त्रुइदो पारा तोदास अस गेराकोएस विन्दौरस। तोडोस ओस मूस इर्मोस ऐ अ कैसा दे नेफ्तली, मु अन्तेपस्सदो, सक्रिफिकावं सोब्रे तोदास अस मोंतान्हस दा गलिलिया औ बेज़र्रो दे जेरेबोओं फिजेरा एम् डान। ऐ एउ मी विया मुइतास वेजेस सोजिन्हो पारा आईआर अ जेरुसलेम पोर ओकासिओं दस फेस्तास, कांफोर्मे प्रेस्क्रितो एम् तोड़ो इसराइल पोर उम देक्रेतो पेरेने। एउ अचुडिया अ जेरुसलेम कॉम अस प्रिमिसिअस, ओस प्रिमोगेनितोस, ओ दिजिमो दो गाडो ऐ अ प्रिमिरा तोस्क़ुइअ दस ओवेल्हस ऐ ओस दावा ओस ससर्दोतेस, फिल् , पारा ओ आल्टर। एउ तम्बेम दावा ओ दिजिमो दो त्रिगो, दो विन्हो, दस अजेइतोनस, दस रोमस, डॉस फिगोस ऐ दस देमैस फ्रुतास ओस रिल्होस दे लेवी दे सेर्विको एम् जेरुसलेम; ओ सेगुन्दो दिजिमो, एउ ओ त्रिबुतावा एम् दिन्हेइरो ऐ इया अप्रेसेंता-लो कदा अनो एम् जेरुसलेम। ओ तेर्सिरो, एउ ओ दावा ओस ओर्फोस, अस विउवास ऐ ओस एस्त्रन्गेइरोस् कुए रेसिदिं कॉम ओस फिल्होस एम् इसराइल; एउ ओ त्रजिया ऐ ओ दावा दे ट्रेस एम् ट्रेस एनोस, ऐ नोस ओ कोमिअमोस दे अकोर्दो कॉम अ प्रेस्क्रिकाओ दादा अ एस्ते रेस्पितो न ली दे मोइसेस ऐ अस इन्स्त्रुकोएस् ददास पोर देबोरा, मे दे अनानिएल, नोस्सो पी -- पोईस ओ मु पी मी देइक्सारा ओर्फाओ, एल मोर्रेरा। तेंदो-मी तोर्नादो अदुल्तो, टोमी उमा मुल्हेर दा देस्सन्देंकिया डॉस नोस्सोस अन्सस्त्रैस ऐ देला गेरी उम फिल्हो अ कुएम दी ओ नोम दे तोबिअस। (१,१-९)
देपोईस दा देपोर्ताकाओ पारा अ अस्सिरिया... (कोन्तिनुआ)। स्कम/.-

sábado, 5 de abril de 2008

PROLOGO

Livro dos feitos de Tobite,
filho de Tobiel, filho de Ananiel,
filho de Aduel, filho de Gabael,
filho de Rafael, filho de Raguel,
da descendência de Ariel, da tribu de
Neftali, que, no tempo de Salmanasar,
rei da Assíria, foi deportado de Tisbé,
ao sul de Kidios de Neftali,
na Galiléia Superior, acima de Aser,
em recuo para oeste, ao norte de Fogor.
(Tobias 1,1-2)
-x-x-x-x-x-


"E Tobite, num transporte de alegria,
tomou então a palavra e disse:
Bendito seja Deus, que vive eternamente;
porque o seu reino permanece
por todos os séculos.
Porque ele castiga e compadece-se,
conduz ao sepulcro e dele faz sair;
nada existe que escape à sua mão.
Louvai-o, filhos de Israel, diante dos gentios;
porque ele dispersou-vos no meio deles.
Proclamai a sua magnificência,
e exaltai-o diante de todos os viventes,
porque ele é nosso Senhor e o nosso Deus,
é o nosso pai por todos os séculos dos séculos.
Castiga-nos por causa das nossas iniquidades,
mas a seguir,
compadece-se de nós, e nos congregará
no meio de todos os gentios,
entre os quais estamos agora dispersos.
Convertei-nos a ele, com todo o nosso coração
e com toda a nossa alma, para praticar
a verdade na sua presença.
Ele se voltará para vós e não vos
ocultará a sua face."

(Tobias 13,1-6)

-x-x-x-x-x-x-