segunda-feira, 28 de abril de 2008

TESTAMENTO DE TOBIAS (4,1-11)

TESTAMENTO DE TOBIAS. Naquele dia, Tobias lembrou-se do dinheiro que depositara em casa de Gabael, em Rages da Média e disse consigo mesmo: "Eis que eu pedi a morte; seria bom chamar o meu filho Tobias para revelar-lhe a existência desse dinheiro antes de morrer". Chamou o filho Tobias, que acudiu, e ele lhe disse:
"Sepulta-me como convém. Honra a tua mãe. Não a abandones dia algum de sua vida. Fazê tudo o que lhe agrada. Não contristes em nada em seu espírito. Lembra-te meu filho, de todos os perigos a que ela se expôs por sua causa quando estavas em seu seio. E, quando ela falecer, sepulta-a junto a mim na mesma sepultura.
Ao longo de todos os teus dias, filho, recorda-te do Senhor, não consintas em pecar, nem em transgredir os seus mandamentos. Exerce obras de justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da injustiça, pois aqueles que praticam a verdade serão bem sucedidos em seus empreendimentos. A todos os que praticam a justiça dá esmola dos teus bens. Não haja desgosto em teu olhar quando deres esmola. Nunca desvies o rosto de um pobre, e o nosso Deus não se desviará de ti. Dá esmola de acordo com o que tens, conforme a importância dos teus bens. Se tiveres pouco, não receies de dar esmola segundo o que tens: é tesouro valioso que acumularás para os dias de infortúnio, porque a esmola livra da morte e impede que se vá para as trevas; de fato é para todos os que a dão, uma oferenda valiosa aos olhos do Altíssimo.
scm/.-

Nenhum comentário: