TESTAMENTO DE TOBIAS. Abstém-te meu filho, de toda união ilegal, e antes de tudo, toma uma mulher da linhagem de teus pais. Não tomes mulher estrangeira, que não seja da tribo do teu pai, porque somos filhos dos profetas. Lembra-te, filho, de nossos pais Noé, Abraão, Isaac, Jacó: desde os tempos antigos todos eles tomaram mulher dentre seus irmãos, por isso foram abençoados em seus filhos, e sua linhagem terá a terra em patrimônio. Assim pois, filho, dá preferência a teus irmãos; não te ensoberbeças diante de teus irmãos, dos filhos e filhas do teu povo, não desdenhes tomar uma esposa entre eles, porque no orgulho há muita ruína e perturbação e, na incúria, decadência e miséria extremas, pois a incúria é a mãe da fome.
Não guardes até o dia seguinte o salário de um operário; paga-o logo e, se servires a Deus, terás a paga de volta. Sê precavido, filho, em todas as tuas ações e dá provas de maturidade em todo o teu proceder. O de que não gostas, não o faças a ninguém. Não bebas vinho até embreagar-te, e que a embrreaguez não te acompanhe no teu caminho. Dá do teu pão a quem tem fome e da tua roupa aos que estão nus. Com tudo o que te sobra, dá esmola. Não haja pesar em teu olhar quando dás esmola. Prodigaliza o teu pão sobre a sepultura dos justos, mas não o dês a pecadores.
Aconselha-te com toda a pessoa prudente e não desprezes um bom conselho. Em todas as circunstâncias, bendize o Senhor teu Deus e pede-lhe que endireite os teus caminhos e leve a bom termo todos os teus empreendimentos e todos os teus projetos, pois nenhum povo é depositário da perspicácia; é, antes, o próprio Senhor quem dá todo o bem, ele rebaixa os que quer até o fundo da morada dos mortos.
E agora, filho, guarda na memória essas instruções e que elas não se apaguem do teu coração. A essa altura, filho, devo comunicar-te que depositei dez talentos de prata em casa de Gabael, filho de Gabri, em Rages da Média. Não receies, filho, o ficarmos pobres: possuis muita riqueza se temes a Deus, se evitas toda a espécie de pecado e se fazes o que é bom aos olhos do Senhor teu Deus".
scm/.-
Nenhum comentário:
Postar um comentário