sábado, 17 de maio de 2008

PROJETO DE CASAMENTO (6,10-14).

PROJETO DE CASAMENTO. Tinham eles entrado na Média e já estavam próximos de Ecbátana, quando Rafael disse ao moço: "Tobias, meu irmão!" Ele respondeu: "Que há?" Disse-lhe o anjo: "Deveremos passar a noite que vem em casa de Raguel. Ele é teu parente. Tem uma filha chamada Sara. Afora esta única Sara, não tem filho nem filha; tu és para ela o parente mais próximo e a ti cabe recebê-la com prioridade, assim como tens o direito de herdar a fortuna de seu pai. É moça judiciosa, corajosa, prendada de grande formosura, e seu pai é um homem de bem". E acrescentou: "Assiste a ti o direito de desposá-la. Ouve-me, irmão, desde hoje à noite eu vou falar da moça a seu pai para que a obtenhamos como tua noiva; e quando voltarmos de Rages, celebraremos o seu casamento. Sei que Raguel absolutamente não pode recusá-la, nem dá-la por noiva a outro, pois incorreria na morte, conforme o veredicto do livro de Moisés, já que saberia que tens a precedência em receber sua filha em casamento. De sorte que, ouve-me, irmão, logo esta noite vamos falar da moça e pedi-la em casamento para ti; e quando voltarmos de Rages, nós a tomaremos e levaremos conosco para a tua casa".
Então Tobias respondeu a Rafael: "Azarias...
scm/.-

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CAPTURA DO PEIXE (6,1-9)

CAPTURA DO PEIXE. O moço partiu, e com ele o anjo: também o cão partiu com ele e os acompanhou. Ambos puseram-se a caminho. Ao cair da primeira noite, acamparam à margem do Tigre. O rapaz desceu para lavar os pés no Tigre. Então um grande peixe saltou fora da água e quis engolir seu pé. O moço gritou. O anjo lhe disse: "Agarra-o e domina-o!" O moço apoderou-se do peixe e o puxou para terra. O anjo disse-lhe: "Abre-o, extrai-lhe o fel, o coração e o fígado, põe-nos à parte, depois joga fora as entranhas: de fato, este fel, este coração e este fígado são muito úteis como remédios". O moço abriu o peixe, recolheu o fel, o coração e o fígado, a seguir assou o resto, que comeu, e pôs uma parte a salgar.
Ambos prosseguiram caminho juntos até as proximidades da Média. Então o moço fez ao anjo esta pergunta: "Azarias, meu irmão, que remédio existe no coração e no fígado do peixe e no seu fel?" Ele respondeu: "O coração e o fel do peixe, se fizeres subir a sua fumaça diante do homem ou da mulher que um demônio ou mau espírito atacam, toda a investida será afastada, ficar-se-á libertado para sempre. Quanto ao fel, unta com ele os olhos de quem tem leucomas, sopra sobre os leucomas, e eles ficarão curados".

scm/.-

sábado, 3 de maio de 2008

TESTAMENTO DE TOBIAS (4,12-21)

TESTAMENTO DE TOBIAS. Abstém-te meu filho, de toda união ilegal, e antes de tudo, toma uma mulher da linhagem de teus pais. Não tomes mulher estrangeira, que não seja da tribo do teu pai, porque somos filhos dos profetas. Lembra-te, filho, de nossos pais Noé, Abraão, Isaac, Jacó: desde os tempos antigos todos eles tomaram mulher dentre seus irmãos, por isso foram abençoados em seus filhos, e sua linhagem terá a terra em patrimônio. Assim pois, filho, dá preferência a teus irmãos; não te ensoberbeças diante de teus irmãos, dos filhos e filhas do teu povo, não desdenhes tomar uma esposa entre eles, porque no orgulho há muita ruína e perturbação e, na incúria, decadência e miséria extremas, pois a incúria é a mãe da fome.
Não guardes até o dia seguinte o salário de um operário; paga-o logo e, se servires a Deus, terás a paga de volta. Sê precavido, filho, em todas as tuas ações e dá provas de maturidade em todo o teu proceder. O de que não gostas, não o faças a ninguém. Não bebas vinho até embreagar-te, e que a embrreaguez não te acompanhe no teu caminho. Dá do teu pão a quem tem fome e da tua roupa aos que estão nus. Com tudo o que te sobra, dá esmola. Não haja pesar em teu olhar quando dás esmola. Prodigaliza o teu pão sobre a sepultura dos justos, mas não o dês a pecadores.
Aconselha-te com toda a pessoa prudente e não desprezes um bom conselho. Em todas as circunstâncias, bendize o Senhor teu Deus e pede-lhe que endireite os teus caminhos e leve a bom termo todos os teus empreendimentos e todos os teus projetos, pois nenhum povo é depositário da perspicácia; é, antes, o próprio Senhor quem dá todo o bem, ele rebaixa os que quer até o fundo da morada dos mortos.
E agora, filho, guarda na memória essas instruções e que elas não se apaguem do teu coração. A essa altura, filho, devo comunicar-te que depositei dez talentos de prata em casa de Gabael, filho de Gabri, em Rages da Média. Não receies, filho, o ficarmos pobres: possuis muita riqueza se temes a Deus, se evitas toda a espécie de pecado e se fazes o que é bom aos olhos do Senhor teu Deus".
scm/.-